
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas articulou, na última quinta-feira (1º), a abertura da Caravana Participativa do Plano Nacional Juventude Negra Viva, realizada no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, no Recife. O encontro é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial e, em Pernambuco, teve a SDSCJPVD como parceira na organização.
O Estado é o quinto a receber o evento, pensado para ouvir as demandas de jovens negras e negros de organizações da sociedade civil, além das propostas de gestores dos estados e municípios. As experiências serão destinadas à criação do Plano, voltado a reduzir a violência letal e as vulnerabilidades sociais que afetam a juventude negra.
Secretária executiva de Promoção da Equidade Social, Patrícia Caetano destacou que o encontro joga luz na urgência da promoção de políticas públicas que possibilitem vida digna e justa à juventude negra, enfatizando que dores não podem ser os únicos locais de construção de subjetividade para estes povos e que outras histórias de vida são possíveis. Pedro Ribeiro, superintendente de Juventude da SDSCJPVD, expôs em painel projetos de qualificação e expansão de combate ao racismo e fomento à equidade articulados pelo Governo de Pernambuco.

O evento seguiu ao longo desta sexta-feira (2) com novas exposições, encerrando com consolidação e validação das propostas apresentadas nos dois dias de programação.
Fotos: Marlon Diego/SDSCJPVD