Após a realização em Floresta, evento reúne gestores e técnicos municipais na capital para fortalecer o SUAS em Pernambuco
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), promoveu, nesta quinta-feira (13), no Recife, o Primeiro Encontro Estadual de Proteção Social – SUAS em Movimento: Integração e Garantia de Direitos.
A iniciativa dá continuidade ao ciclo de encontros que teve início em Floresta, reunindo gestores, técnicos e representantes da rede socioassistencial de xx municípios do estado. O objetivo é ampliar direitos, fortalecer vínculos e integrar políticas públicas de forma descentralizada, valorizando tanto os municípios do interior quanto a capital.
O encontro aconteceu na Fundação de Apoio ao Centro de Assistência Social (FCAS), no bairro do Derby, e trouxe uma programação dinâmica das 8h às 16h. A manhã foi aberta com o credenciamento e uma apresentação cultural que embalou o clima de acolhimento. Em seguida, a mesa de abertura reuniu autoridades estaduais e municipais, como a Governadora Raquel Lyra, o secretário da SAS, Carlos Braga, a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco, além de representantes do COEGEMAS/PE, CEAS/PE e do Ministério Público de Pernambuco.
Durante o dia, os participantes mergulharam em dois painéis importantes. O primeiro debateu os desafios atuais do trabalho social com as famílias, enquanto o segundo ressaltou a relevância da intersetorialidade para garantir direitos e ampliar a efetividade da assistência. Os debates ampliaram a troca de experiências e fortaleceram a integração entre os municípios.
Ao fim do evento, os municípios receberam kits com uma coletânea de legislações do SUAS, para fortalecimento da capacidade técnica das gestões locais e reafirmando o papel da SAS como parceira na construção de políticas públicas de inclusão e cidadania.
“Assim como em Floresta, este encontro no Recife reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco em fortalecer o SUAS e garantir que cada município, seja do Sertão, interior ou da capital, tenha condições de ampliar direitos e oferecer serviços de qualidade. A integração das políticas sociais é fundamental para que possamos chegar mais perto das famílias e transformar realidades”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.