
Ação coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas aconteceu no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife
O Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, zona sul do Recife, foi palco, nesta terça-feira (27), do Festival Multicultural e Torneio Esportivo do Programa ATITUDE. A ação foi articulada pela Secretaria de Políticas sobre Drogas (SEPOD) da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) com objetivo de proporcionar aos usuários um momento coletivo de interação, lazer, esporte e cultura.
O evento aconteceu também em alusão ao aniversário de 13 anos do ATITUDE, com uma programação que contou com partidas de vôlei, futebol e queimado, jogos de tabuleiro e gincana. Apresentações culturais, lanches e almoço complementaram a agenda, da qual participaram cerca de 50 pessoas assistidas pelos núcleos do programa no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, além de Caruaru, no Agreste.

Coordenadora do ATITUDE, Juliana Falcão destacou a importância de apresentar a essas pessoas espaços públicos que a maioria não conhece. “Mostramos a eles que é possível sentir alegria, diversão e prazer em ocasiões leves, sem a necessidade do uso de álcool e outras drogas. A recepção é sempre muito boa. Foram quase dois meses de treinos e preparação. Todos esperaram muito por esse encontro”, detalhou.

Estiveram envolvidos mais de 20 profissionais, entre coordenadores, assistentes sociais, técnicos e instrutores de educação física, como Higor Souza, que foi juiz do torneio: “nossa perspectiva é a de ofertar aos atendidos e atendidas qualidade de vida, incluindo o esporte como parte das práticas ativas para a redução de danos cotidiana”, pontuou ele.
Ao final do evento, foram entregues medalhas de honra ao mérito a todos os participantes e troféus aos vencedores das partidas.
PROGRAMA ATITUDE – Proporcionando atendimento aos usuários em uso abusivo de álcool e outras drogas, tem atenção estendida também aos familiares. Está no escopo do programa, ainda, cuidados de higiene, alimentação, descanso e atendimento psicossocial. Atua com equipes profissionais multidisciplinares, em três modalidades: Atitude Nos Territórios, Centro de Acolhimento e Apoio e Centro de Acolhimento Intensivo.
Texto: Nathalia Pereira
Fotos: Vinícius Lins