Loading...
    >
  • Programa Bom Prato chega a 185 cozinhas comunitárias em funcionamento

Assistência Social, Combate à Fome

Programa Bom Prato chega a 185 cozinhas comunitárias em funcionamento

2 min. de leitura

Programa Bom Prato alcança mais um marco importante em Pernambuco! Nesta sexta-feira (21), foi inaugurada a segunda unidade do município de Casinhas, no Agreste Setentrional do estado. O novo equipamento, batizado em homenagem a Gilmar de Lima Silva (Seu Gilmar), funcionará de segunda a sexta-feira, servindo almoços à população local e contará com uma equipe dedicada de duas cozinheiras e um auxiliar.

A homenagem é um reconhecimento à trajetória de luta de Seu Gilmar, uma figura emblemática da cidade, conhecido por sua dedicação ao povo e, em especial, à comunidade de Catolé de Napoleão, área em que se localiza o equipamento. Sonhador e incansável na busca por melhorias para sua região, Seu Gilmar deixou um legado de compromisso social e solidariedade.

Esta é a quinta cozinha comunitária inaugurada pelo Programa Bom Prato em 2025. O Secretário Executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, presente na inauguração, celebrou o momento: “Este é mais um passo no fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco. Sempre que inauguramos mais uma unidade, sabemos o quanto esse equipamento fará diferença na vida das pessoas mais vulneráveis da região”, destacou.

BOM PRATO EM NÚMEROS: A Cozinha Comunitária Gilmar de Lima Silva (Seu Gilmar) é a 131ª unidade aberta desde o início da atual gestão estadual e a 185ª em funcionamento em Pernambuco. Como todas as cozinhas comunitárias do Programa Bom Prato, a unidade conta com cofinanciamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).

Cada unidade recebe um aporte inicial de R$ 50 mil para aquisição de equipamentos e insumos, seguido de um repasse mensal de R$ 20 mil para sua manutenção. Além disso, a SAS oferece apoio técnico por meio da Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), enquanto a administração dos espaços fica a cargo das prefeituras. Desde 2023, os equipamentos já forneceram mais de 12 milhões de refeições à população pernambucana.

Com essa expansão, o Governo de Pernambuco reforça seu compromisso com a erradicação da fome e a promoção da dignidade para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. O Programa Bom Prato segue ampliando seu impacto e garantindo alimento de qualidade na mesa de quem mais precisa.

Texto: Rafaela Albuquerque

Foto: Vinicius Lins | SAS


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Presidente da Funase dialoga sobre socioeducação no interior do Estado

A presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase), Raissa Braga, iniciou um giro pelo interior para reuniões com...

2 min. de leitura
Combate à Fome

Economia solidária em foco na 7ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Encontro reuniu representantes de secretarias de estado e membros de organizações da sociedade civil Aconteceu ontem (20), no Recife, a 7ª...

4 min. de leitura
Sem categoria

Governo de Pernambuco e UNODC divulgam os selecionados para o Embaixadores da Juventude

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD),...

3 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual