Em novo passo efetivo para o combate à fome nos territórios pernambucanos, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (29) a Cozinha Comunitária de Afrânio, município no Sertão do São Francisco. A unidade é a 72ª entregue este ano à população, sendo a 111ª aberta pela atual gestão, elevando para 166 o número de cozinhas em funcionamento no Estado.
O equipamento servirá almoços, de segunda a sexta-feira, a pelo menos 200 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional direcionadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) locais.
As refeições serão preparadas com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, emitido pelo Ministério da Saúde, pelas mãos de equipe formada por cozinheiras, nutricionistas e auxiliares.

“A chegada da Cozinha Comunitária em Afrânio representa um importante avanço na política de segurança alimentar do Governo de Pernambuco, especialmente por ser um município do São Francisco. Uma área que tem crescido economicamente, mas ainda com problemas sociais a serem enfrentados com coragem”, reforçou o secretário.
APOIO E CRESCIMENTO – A nova unidade é fruto da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), e a prefeitura local.
Todas as cozinhas comunitárias integram o Programa Bom Prato, sendo monitoradas e tecnicamente apoiadas pela Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF) para garantir a excelência na execução. Desde o início de 2024, foram servidas mais de 4.750.500 refeições, e o total acumulado entre 2023 e setembro de 2024 chega a 7.915.500 refeições.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Herbeth Sousa/Prefeitura de Afrânio