
Encontro mensal discute e pactua ações articuladas entre Estado e municípios para a Assistência Social
Aconteceu nesta quinta-feira (12), no Recife, a 225ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE). Realizado todos os meses, o encontro discute e pactua ações para as políticas da Assistência Social em Pernambuco, a serem posteriormente referendadas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PE).
Entre os principais pontos da pauta, tiveram destaque a atualização da rede socioassistencial municipal no Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social de Pernambuco (SIGAS/PE) e a apresentação do balanço dos pagamentos de cofinanciamento realizados neste ano.

Um outro ponto relevante abordado no encontro foi a apresentação dos resultados do Índice de Desenvolvimento do CRAS (ID CRAS), no qual Pernambuco avançou dez posições, alcançando o 8º lugar no ranking nacional. Esse indicador avalia a qualidade dos serviços prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em todo o país.

“A CIB é sempre um espaço de grande aprendizado. Nesta edição, ressaltamos o excelente desempenho de Pernambuco no ID CRAS, conforme apresentado pela Vigilância Socioassistencial do Estado”, destacou Andreza Pacheco, presidente da Comissão e secretária executiva de Assistência Social da SAS. “Esse resultado reflete um avanço significativo, com o Estado subindo da 18ª para a 8ª posição nacional. Isso demonstra que o trabalho conjunto entre municípios, Estado e federação sempre gera bons frutos”, complementou.

“Foi um encontro que sanou dúvidas sobre assuntos fundamentais, a exemplo do CadÚnico. Sou de outra geração, que tem menos facilidade em lidar com tecnologia, então, contar com este suporte do Governo é maravilhoso. Me sinto sempre acolhida e com ideias do quê e como repassar para as equipes técnicas”, observou Sônia Gerner , secretária de Assistência Social de Brejo da Madre de Deus.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinícius Lins