
Documento orienta metas, prioridades e visão de futuro da Secretaria
Nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) realizou a apresentação oficial do Mapa Estratégico Organizacional 2025-2027, no auditório do Edifício Palmira, na Boa Vista.
Esse documento foi elaborado de maneira colaborativa e tem como meta guiar as ações, objetivos e prioridades da SAS para os próximos três anos, com um foco especial na eficiência da gestão pública, inovação nos serviços e fortalecimento das políticas sociais.
A apresentação foi conduzida pela Superintendente de Pesquisa, Projetos, Programas e Monitoramento, Déborah Challender, que explicou os eixos estratégicos e os indicadores que vão direcionar o trabalho da Secretaria ao longo do triênio.
Déborah ressaltou que, embora o Mapa Estratégico esteja sendo oficialmente publicado agora, muitas das ações previstas já foram implantadas, e as demais estão em fase de execução. Ela também destacou que o documento foi construído com base em uma escuta ampla e participativa, envolvendo 100% das áreas que integram a SAS, o que garantiu representatividade, alinhamento institucional e compromisso coletivo.
Além disso, destacou o papel da confiança e do trabalho conjunto na construção do documento: “Só fizemos tudo isso porque acreditamos. Acreditamos que conseguiríamos e conseguimos. E nesse acreditar, eu quero agradecer. Agradecer por essa gestão, pelo apoio do nosso grande patrocinador, e por esse grupo de trabalho que foi essencial para que tudo acontecesse.”
O evento também contou com a presença do secretário Carlos Braga, que destacou o compromisso da gestão com o planejamento estratégico como uma ferramenta essencial para a transformação institucional.
“Claro que temos uma responsabilidade muito grande, mas se olharmos apenas para fora, sem cuidar do que está dentro de casa, corremos o risco de não executar o melhor trabalho. E por isso que a palavra hoje é de gratidão e de animação. Animação por tudo que já conseguimos realizar desde 2 de janeiro de 2023 até aqui, e por tudo que ainda vamos colocar em prática. Especialmente com base nesse mapa, que nos mostra nossas fortalezas, fragilidades, preocupações e oportunidades. Ele será um guia essencial para que possamos amadurecer e entregar o melhor trabalho possível, juntos.
Quando estivermos ainda mais fortalecidos, e já estamos bem, mas sempre há espaço para crescer conseguiremos reverberar com ainda mais força para o nosso público, para os municípios e, principalmente, para as pessoas que estão na ponta e que tanto precisam do nosso trabalho.”
A apresentação foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da SAS no YouTube e você pode assistir na íntegra através do link aqui.
Texto: Fernando Junior