
A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) tomou posse, na última terça-feira (26), como membro do Comitê Estadual de Políticas Públicas para Promoção dos Direitos dos Migrantes, Refugiados e Apátridas no Estado de Pernambuco (CEPMIGRA).
A cerimônia foi realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), no auditório da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, no Recife.
A superintendente de Proteção Social da SAS, Viviane Wanderley, foi nomeada como membro titular e a superintendente de Combate à Fome, Maríllia Torres, representante da SAS na ocasião, como sua suplente.

“A criação do comitê era uma pauta há muito levantada pela gestão estadual, sociedade civil, instituições acadêmicas e órgãos do poder judiciário. Seu papel é discutir políticas públicas e demais ações efetivas direcionadas às pessoas imigrantes em solo pernambucano”, explicou Maríllia.
“Para a SAS, fazer parte deste comitê é muito importante porque será possível discutir a proteção social, o combate à fome e as políticas sobre drogas, levando em conta as especificidades do público, direcionando ações mais assertivas, entendendo a urgência da pauta sobre os migrantes, refugiados e apátridas em todo país”, acrescentou.

OLHAR INTERSETORIAL – “A existência do CEPMIGRA exige um olhar de caráter intersetorial, articulando diferentes políticas como saúde, educação, cultura, assistência social, segurança alimentar e nutricional, álcool e outras drogas, entre outras, para que, de fato, a população seja atendida de maneira integral. Esse espaço os coloca, também, como protagonistas, construindo conjuntamente com eles ações e estratégias efetivas nas diferentes áreas”, complementou Maríllia Torres.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Charlles Arthur/SJDH