
Expandindo o alcance da política de combate à fome no Sertão, a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (5), a Cozinha Comunitária de Belém do São Francisco.
A 73ª cozinha a abrir as portas em 2024 é também a 112ª entregue pela atual gestão, elevando para 167 o número de unidades funcionando.
O equipamento servirá almoços, cinco dias por semana, de segunda a sexta-feira, a 200 pessoas em insegurança alimentar e nutricional encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) locais.

Tudo preparado por equipe formada por nutricionista, duas cozinheiras e uma auxiliar, que tem por base o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde.
“Pernambuco tem 6,5% de pessoas em situação de insegurança alimentar grave. Para reduzirmos este número é necessário muito esforço, através de parcerias com municípios dedicados e dispostos a trabalhar na pauta do combate à fome”, salientou Laís Oliveira, gestora de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da SAS.

PARCERIA E CRESCIMENTO – A nova unidade é fruto da parceria entre o Governo do Estado, através da SAS, e a prefeitura local.
Todas as cozinhas comunitárias integram o Programa Bom Prato, sendo monitoradas e tecnicamente apoiadas pela Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF) para garantir a excelência na execução. Desde o início de 2024, foram servidas mais de 6.349.600 refeições.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Aprodutora