
A Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF) da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) participou, nesta semana, da 23ª Reunião do Fórum Eugênio Peixoto de Agricultura Familiar do Nordeste, promovido pelo Consórcio Nordeste, em Salvador, na Bahia.
A principal pauta do encontro foi o lançamento do Plano de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios da Cidadania da Região Nordeste (PAS Nordeste). O objetivo da iniciativa é expandir a produção e o consumo de alimentos saudáveis, com foco no combate aos impactos das mudanças climáticas e na promoção da segurança alimentar e nutricional.
O Programa foi idealizado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), por meio de sua Câmara Temática de Agricultura Familiar. Está em alinhamento com a Política Nacional de Abastecimento Alimentar, como uma estratégia para combater a pobreza, com ênfase nos territórios mais vulneráveis da região.

Além disso, tem a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA-PE) entre as representações. Na pasta, a pauta de produção de alimentos dialoga diretamente com as políticas públicas desenvolvidas e implementadas pela Assistência Social, como o Programa Bom Prato, através do qual funcionam as 169 cozinhas comunitárias pernambucanas.
PERNAMBUCO – “O PAS visa criar uma estrutura de governança que possa integrar as políticas de fomento à agricultura familiar na região Nordeste, garantindo a transição dos sistemas agroalimentares para os de sistema familiar e com base agroecológica”, observou o secretário executivo da SECOF, Felipe Medeiros.
O gestor destacou, ainda, os ganhos que a novidade trará para a política de combate à fome no Nordeste, sobretudo em Pernambuco: “a partir do PAS, surge uma estratégia coordenada e articulada de estímulo à agricultura familiar, com foco na territorialização das ações, o que significa mais alimento de qualidade, produzido por agricultoras e agricultores familiares pernambucanos, chegando à mesa de quem mais precisa”.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Felipe Medeiros/Acervo Pessoal