
Agenda teve como tema os desafios da conjuntura social atual para a Política de Assistência Social no Estado
Equipes da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) participaram, nos dias 3 e 4 de setembro, no Recife, do encontro para o Planejamento do Conselho Estadual de Assistência Social de Pernambuco (CEAS-PE). Dirigida aos conselheiros e equipe técnica do CEAS, a agenda propôs debates e reflexões, tendo como mote o tema “Desafios da conjuntura social atual para a Política de Assistência Social”.
O primeiro dia do evento, segunda-feira (3), teve caráter formativo, com condução do facilitador do órgão, Joelson Rodrigues, que abordou o papel do CEAS no exercício do Controle Social. Atribuições dos conselheiros no cotidiano, assim como a importância da atenção direcionada a pontos como o monitoramento da aplicação de recursos, estiveram em destaque.

Esteve em pauta, ainda, a análise das metas do último planejamento e a revisão e elaboração de novas ações. O trabalho de análise e construção continuou ao longo da quarta-feira (4), seguido da realização da 243ª Assembleia Ordinária do CEAS-PE.
“Tivemos um momento formativo e de avaliação necessário não apenas para a elaboração de metas para os próximos dois anos deste CEAS/PE. Com a discussão de temas oportunos e a revisão do último planejamento, o grupo tem um momento para nivelar informações importantes, com visão crítica e produtiva para garantir o pleno exercício do Controle Social”, enfatizou a presidente do CEAS/PE e secretária executiva de Assistência Social da SAS, Andreza Pacheco.

CEAS PERNAMBUCO – De natureza deliberativa e paritária (sociedade civil e governo), tem caráter permanente, normativo e fiscalizador das ações da Assistência Social. Tem função articuladora e de coordenação da Política de Assistência Social no Estado.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinícius Lins e Thais Estevam