
Aulas reproduziram oficinas temáticas realizadas durante a Caravana SUAS 2024
Seguindo o calendário de seu I Ciclo de Formação Continuada, a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) realizou, ontem (23), dois encontros simultâneos. Ministradas na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), no Recife, as aulas contemplaram a reprodução de oficinas executadas durante a Caravana SUAS 2024 para todos os profissionais da SAS.
A abordagem da oficina “Proteção Integral à Primeira Infância do SUAS” foi conduzida por Luciana Lisboa, técnica social da Gerência da Proteção Social Básica da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS): “reunimos as equipes técnicas de nossas secretarias executivas visando nivelar os conhecimentos, fortalecer os vínculos entre os profissionais e qualificar os atendimentos que ofertamos aos municípios”, detalhou.
Já “A Importância do Trabalho e dos/as Trabalhadores/as na Consolidação dos Direitos dos/as Usuários” foi tema da oficina reproduzida por Virgínia Airola, da equipe de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Escola de Formação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (EFOSUAS).
“Abordamos esse tópico, através de uma provocação para os trabalhadores, a respeito da forma de organizar processos de trabalho, mas também de se auto-organizar enquanto sujeito desses processos. São essas organizações que fortalecem as políticas de garantia de direitos aos usuários. Por isso, optamos por uma dinâmica que proporcionasse a exposição de perguntas e respostas sobre a execução da assistência social, essa área que hoje faz tanta diferença no cuidado com Pernambuco”, salientou Virgínia.
O motorista do Programa ATITUDE, gerido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), José Eduardo da Silva, participou da formação sobre a consolidação dos direitos dos/as usuários. “O encontro trouxe pontos muito necessários, como os desafios e as potencialidades de nossa construção, tanto pessoal quanto profissional. As aulas são uma oportunidade de aprendermos e nos desenvolvermos ainda mais”, contou.
O I Ciclo de Formação Continuada da SAS seguirá até novembro abordando diversas temáticas ligadas à atuação das três secretarias executivas que compõem a pasta.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Raissa Maria/SAS e Thais Estevam/SAS