
Evento promoveu inclusão e acessibilidade com diversas ações em Gravatá
Na última quarta-feira (21), teve início a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência em Pernambuco, com a participação das equipes da Secretaria de Assistência Social (SEASS) da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). O evento, promovido pelo Governo de Pernambuco e articulado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), visa promover a inclusão, a acessibilidade e o acesso à informação para pessoas com deficiência.
Além da SAS, a programação do primeiro dia contou com a colaboração de diversas secretarias, incluindo Educação e Esportes, Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Cultura, Mulher e Turismo e Lazer, Empregabilidade, Educação e Mulher.

Em Gravatá, no Agreste, a SAS integrou a programação da “Caravana da Inclusão” com um balcão de atendimento focado, principalmente, em fornecer orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Luciana Arruda, técnica social da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS, destacou a importância do evento: “Reunimos profissionais da Proteção Social Básica, de Média Complexidade e do CadÚnico, desmistificando o caminho para solicitação e manutenção de benefícios e serviços que são direitos das pessoas com deficiência. Também orientamos a respeito de como agir diante de violências e violações.”

Além das orientações sobre o BPC, foram oferecidos serviços como emissão de carteira de identidade (RG), informações sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e o PE Livre Acesso, além de orientações sobre Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
Marconi Barkokebas, gestor de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, ressaltou a relevância do evento: “Este ano, o evento tem como tema ‘Pernambuco: Fortalecendo a Participação Social através da Inclusão e Acessibilidade’. E, quando pensamos em fortalecer a participação social, precisamos dar conhecimento à população sobre os serviços que são previstos e oferecidos.”
A Caravana da Inclusão continuará sua jornada e acontecerá novamente na próxima segunda-feira (26), em Serra Talhada, no Sertão.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinícius Lins