
Ontem (11), a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) participou da cerimônia de entrega da Medalha Rute Bacelar, no Recife. A solenidade homenageia pessoas e instituições dedicadas à defesa dos direitos da pessoa idosa e à promoção de um envelhecimento digno. O título leva o nome da professora universitária Rute Bacelar, que dedicou mais de 25 anos à causa.
Durante a cerimônia, realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, também foi lançado o Estatuto da Pessoa Idosa de Pernambuco, uma publicação em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco (CEDPI-PE).

“Nós, como Secretaria de Estado, estamos, estivemos e sempre estaremos à disposição de uma pauta tão importante como essa. Seja no Recife ou no interior, nossa prioridade é cuidar de todas as pessoas”, salientou o secretário da SAS, Carlos Braga.

O Estatuto – Distribuído em 59 páginas, o Estatuto da Pessoa Idosa foi construído com base na Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Entre seus capítulos, há, de forma detalhada, explicações e direcionamentos para a garantia de direitos como à vida, à alimentação, à assistência social, ao transporte, à habitação, entre outros. Esta edição pernambucana integra a campanha “Respeito é bom e a gente gosta”, organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, através da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, em conjunto com o CEDPI.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinicius Lins