
A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), representada por sua Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), participou, ontem (21/11), de uma audiência pública, promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no Sindicato dos Trabalhadores Assalariados Rurais do município de Rio Formoso, na Mata Sul do Estado.
A articulação de estratégias e políticas públicas necessárias para o desenvolvimento social e produtivo da Zona da Mata, considerando o empobrecimento da região nas últimas décadas e a consequente piora nos seus indicadores socioeconômicos, foram o foco principal do debate.
“Apresentamos as frentes pelas quais o Governo de Pernambuco tem atuado fortemente em prol do combate à fome e à pobreza nesta região, que são a transferência de renda, a assistência alimentar, a proteção social e a empregabilidade”, detalhou o secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros. “Entre elas estão 40 cozinhas comunitárias em pleno funcionamento, que atendem a oito mil pessoas, e o Programa Mães de Pernambuco, que realiza transferência mensal de renda, beneficiando 16 mil mulheres”.

“Foi um momento muito rico, em que também pudemos discutir o panorama do contexto socioeconômico da Zona da Mata, sob o ponto de vista histórico, e a atuação das organizações da sociedade civil no fortalecimento da agricultura familiar e na mediação dos conflitos agrários”, acrescentou o secretário.
A fala do gestor foi seguida por apresentação da secretária executiva de Planejamento e Acompanhamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Jackeline Gadé, com ações da pasta para fomentar a produção na Zona da Mata.

COMPOSIÇÃO – Além de representantes da gestão estadual, integraram a audiência a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), Comissão Pastoral da Terra, Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Jarbas Araújo/Alepe