Loading...
    >
  • SAS participa de evento em celebração aos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Assistência Social

SAS participa de evento em celebração aos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

3 min. de leitura

Ocasião também prestou homenagem ao professor Silvino Neto, referência no assunto

A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) participou, nesta quinta-feira (25), do evento alusivo ao aniversário de 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e de homenagem ao professor Silvino Neto, pernambucano considerado referência no assunto e falecido este ano.

Realizado no Recife, o encontro foi organizado em parceria pelo Governo do Estado e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE). A pasta foi representada por Viviane Wanderley, superintendente de Proteção Social, que compôs a mesa de abertura.

“É com grande satisfação que participamos desta comemoração. Nossas equipes têm desenvolvido ações para a garantia de direitos de crianças e adolescentes no Estado. Entre elas, o Programa Mães de Pernambuco, que cuida, junto às mães, de meninas e meninos na primeira infância. Há também açoões de enfrentamento ao trabalho infantil, a ampliação e requalificação dos serviços de acolhimento institucional e demais articulações de proteção de direitos”, destacou a superintendente.

Voltado para os profissionais que atuam em instituições ligadas aos serviços de proteção de crianças e adolescentes, o evento seguiu com a realização de mesas temáticas sobre os aspectos históricos, sociais e políticos dos direitos humanos de crianças e adolescente. Além disso, também foram abordadas as conquistas alcançadas e os desafios enfrentados pelo ECA em mais de três décadas de existência. 

O momento contou, ainda, com a participação de crianças e adolescentes de instituições públicas que atendem crianças e adolescentes e a apresentação teatral realizada por socioeducandas atendidas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE).

“Comemorar a existência do ECA contribui para reforçar a importância de espaços como as casas de acolhimento, sobretudo as que atuam como o Lar Esperança, voltadas à primeira infância. São crianças que chegam a nós com bagagens emocionais muito pesadas e históricos de violação de vários direitos. Em encontros como esses podemos aprender ainda mais como atuar para combater essa violação e garantir o acesso a direitos fundamentais”, pontuou Aderivalda Lemos, pedagoga da casa de acolhimento Lar Esperança da SAS.

Texto: Nathalia Pereira/SAS
Foto: Raissa Maria/SAS


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Governo do Estado destina recursos para implantação de cozinha comunitária em Sertânia

Anúncio aconteceu durante visita do secretário de Desenvolvimento Social, Edilazio Wanderley, ao município. Na ocasião, o gestor apresentou...

3 min. de leitura
Assistência Social

Política antimanicomial e novas cozinhas comunitárias em destaque na 227ª reunião descentralizada da CIB

A 227ª reunião ordinária descentralizada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE) foi realizada nesta quinta-feira (21), em Vitória de...

2 min. de leitura
Sem categoria

Experiência de Pernambuco no pagamento de benefícios sociais é apresentada em evento nacional

Reunião do Fórum de Secretários de Assistência Social (Fonseas) defendeu o papel estratégico dos governos locais no fortalecimento das pautas...

2 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual