
Por meio de sua Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) representou o Governo de Pernambuco na cerimônia de entrega do Prêmio Pacto Contra a Fome 2024, nesta terça-feira (3), em São Paulo.
A premiação é concedida pelo Instituto Pacto Contra a Fome em reconhecimento a iniciativas e projetos voltados ao combate à fome e à redução ou reversão do desperdício de alimentos em todo o Brasil. Nesta edição, seis ações foram contempladas.
“É uma honra representar o Governo de Pernambuco no Prêmio Pacto contra a Fome, que valoriza iniciativas da sociedade civil na promoção da segurança alimentar e nutricional e no combate ao desperdício de alimentos”, salientou o secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, durante a solenidade.

“Além disso, nosso Estado se tornou bicampeão da categoria Segurança Alimentar e Nutricional: em 2023, o projeto Mãos Solidárias foi premiado. Hoje, o Centro Agroecológico Sabiá vence pelo projeto “Reúso de Água Cinza em Sistemas Agroflorestais no Semiárido”. Pernambuco, terra de Josué de Castro, segue na vanguarda do combate à fome e precisa fortalecer a integração entre governo e sociedade civil para enfrentar esse desafio”, complementou o secretário.
Junto ao Instituto Pacto Contra a Fome, a condecoração tem colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Fernanda Scott