
Construir objetivos e valores que norteiam uma secretaria de governo é um trabalho coletivo. Isso ocorre porque, a partir dessas definições, as pessoas que fazem parte do órgão precisam compreender seu papel social dentro dos serviços oferecidos à população. E foi isso que a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) fez ao reunir, ao longo desta quinta-feira (19), no Recife, diversos setores que integram a pasta.
“Hoje é o segundo momento da construção do planejamento estratégico que vai orientar os objetivos e metas da secretaria. Este é o momento em que socializamos dados e o time compartilha o cenário que cada um percebe dentro da SAS, para que possamos construir estratégias assertivas e alinhadas ao plano de governo, alcançando os objetivos da política pública”, detalha Déborah Callender, superintendente de Programas e Monitoramentos da SAS.
Durante o evento, que foi realizado nos turnos da manhã e da tarde, Paula Guedes, gerente geral de articulação regional da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (SEPLAG), conduziu a programação, marcada por momentos de diálogo e atividades conjuntas com grupos de trabalho.

“Estão sendo levantadas as prioridades, a matriz SWOT (sigla para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), e a construção da identidade organizacional, que vai subsidiar todas as ações em parceria com a SEPLAG para estruturar essas políticas nos próximos anos”, pontuou Paula.
Neste segundo momento, o evento teve como objetivo orientar as ações do governo, no âmbito da SAS, promovendo a transparência e oferecendo respostas mais assertivas tanto aos agentes públicos quanto à sociedade. Para isso, no primeiro momento, foi aplicado o questionário de diagnóstico organizacional aos profissionais da SAS para levantar informações que estão contribuindo para a construção do planejamento.

SAS – A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) foi criada em janeiro de 2024, a partir da divisão da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas. Seu objetivo é coordenar, planejar e executar políticas públicas voltadas para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, insegurança alimentar e no combate ao uso abusivo de drogas.

Como órgão gestor estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SESANS), a SAS também se responsabiliza pela redução da vulnerabilidade social, pela inclusão social e produtiva, além de políticas emergenciais para combater a fome e a pobreza extrema.
Além disso, a SAS promove a participação da sociedade e dos órgãos de controle social no desenvolvimento de Pernambuco, e implementa ações de cuidado e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas, alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do SUAS.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Vinicius Lins