Loading...
    >
  • Segundo dia de Congemas reúne profissionais da Assistência Social em painéis e oficinas

Assistência Social

Segundo dia de Congemas reúne profissionais da Assistência Social em painéis e oficinas

5 min. de leitura

Programação conta com a presença dos 2 mil participantes inscritos, que se distribuem entre as diversas salas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, para debater as melhores práticas e os próximos passos do segmento

Quarta-feira repleta de painéis e oficinas para gestores e técnicos de Assistência Social de 5.570 municípios brasileiros que participam do 23º Encontro Nacional do Congemas – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. A programação continua até a quinta-feira (26), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Até o fim do evento, cujo tema geral é “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”, os 2 mil participantes terão à disposição onze painéis temáticos, cinco conferências simultâneas e onze oficinas de capacitação.

O objetivo é debater, dentre outros tópicos, a retomada do financiamento para garantir a ampliação da oferta de serviços assistenciais; o novo desenho do Bolsa Família; estratégias nacionais e locais para eliminação da fome e da pobreza no Brasil; proteção social para a primeira infância; população em situação de rua e a situação dos migrantes.

Para Maria Dêis Klososki, Congemas é oportunidade de reflexão e aprendizado

Maria Dêis Klososki, secretária de Assistência Social de Paranavaí (PR), avalia como necessária a programação discutida nos eventos do Congemas. “Viemos para uma reflexão, para voltar ao município e fazer encaminhamentos com base nas discussões apresentadas, transformando nosso aprendizado em prática”, pontuou. Ela veio acompanhar o painel “Desafios na implantação da Política Nacional de Cuidados, de serviços híbridos e o fomento da economia do cuidado”.

“Temos mais de 2 mil participantes, entre gestores, técnicos e funcionários da Assistência Social do Brasil inteiro reunidos aqui. Nosso segmento tem passado por situações muito difíceis e está na hora de todo mundo dar as mãos e construir a assistência social que o Brasil precisa, sobretudo a população mais carente. Tenho certeza de que esse Congemas vai atingir esse objetivo e deixar todo mundo mais unido e forte”, reitera Carlos Braga, secretário executivo de Assistência Social, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) de Pernambuco.

Durante a programação do Congemas, gestores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de representantes da sociedade civil organizada, têm a oportunidade de debater com representantes do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) as estratégias e metas do Plano Brasil sem Miséria, a política de cuidados para a população mais vulnerável do Brasil, os caminhos para a sustentabilidade e o aprimoramento do SUAS.

Márcia Rebêlo espera aprimorar atendimento à população de rua

A assistente social Márcia Rebêlo, da equipe da Vigilância Socioassistencial da Prefeitura de Santos (SP), veio assistir ao painel “Políticas para a população em situação de rua, proteção social e intersetorialidade”. “Um dos maiores desafios no trabalho com a população de rua é lutar contra a cultura higienista, contra o estigma colocado sobre essas pessoas, que não são vistas como sujeitos de suas histórias e trajetórias. Vim em busca de formas diferenciadas de atendimento a essa população, com respeito à dignidade humana”, explicou.

Marília Torres, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco, acompanhou as discussões no principal painel desta quarta, “Redução das desigualdades e políticas para a superação da fome e da pobreza no Brasil”, realizado no Teatro Guararapes.

“Foram trazidos vários recortes, desde os números mais atuais sobre insegurança alimentar até a importância da participação social e da escuta da população para a construção e fomento dessas políticas sociais. Também foram feitas algumas provocações, como a necessidade de se entender que a política de segurança alimentar, assim como a de assistência, precisa ser incorporada às ações integradas, para que se trabalhe de forma articulada em diversas frentes, como saúde e recursos hídricos, por exemplo. É essencial ampliar o escopo de ação e pensar o enfrentamento à fome não apenas direcionado à oferta imediata de refeições, mas com a multidimensionalidade que essa pauta exige”, resumiu.

Para Alman Martins, coordenador do Cadastro Único do Programa Bolsa Família em Parnamirim (RN), a participação no Congemas é um momento de troca. “Estamos nos aperfeiçoando, trocando conhecimento, e os gestores mais experientes dividem seus aprendizados com os municípios. A gente vive uma situação de vulnerabilidade social muito grande em nosso país. Encontros como este permitem a reunião de todas as delegações para que possamos melhorar o atendimento às famílias que mais precisam, de modo a usufruir dos programas sociais da forma que a gestão federal vem desenhando, com bastante empenho e compromisso junto às cidades, por menores que sejam”, avalia.

Delegação pernambucana coloriu o Congemas de azul

Sobre o Congemas
O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília – DF desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

???? Vinícius Lins/SDSCJPVD


MAIS NOTÍCIAS

Assistência Social

SAS reúne equipes para construção do planejamento estratégico da pasta

Construir objetivos e valores que norteiam uma secretaria de governo é um trabalho coletivo. Isso ocorre porque, a partir dessas definições, as...

3 min. de leitura
Combate à Fome

Oficina sobre segurança alimentar nas proteções sociais fortalece capacitação da SAS

Profissionais da secretaria se reuniram para mais uma etapa do ciclo de formação, que segue até novembro Ontem (30), aconteceu mais uma etapa...

3 min. de leitura
Sem categoria

Plano Retomada chega ao Agreste Meridional com anúncios nas áreas socioassistencial e de segurança alimentar e nutricional

Governo do Estado vai destinar R$ 990 mil à região, que deverá investir nos serviços que atendem a população mais vulnerável ...

2 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual