Ipem convoca taxistas para verificação de 2011

• 31/1/2011

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, lançou o edital de convocação para iniciar o processo anual de aferição de taxímetros, referente a 2011.

Os proprietários dos veículos táxis licenciados pelas prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho já podem comparecer à sede do Ipem, que fica na avenida Luiz Professor Luiz Freire, 900, Cidade Universitária, das 8h às 14h. Os táxis de Caruaru devem se dirigir à regional do Ipem de Caruaru, que fica na rua Francisco de Castro, 114, Indianópolis. Os de Garanhuns, devem comparecer à regional do local, que fica na rua Doutor José Mariano, 450, Centro, Garanhuns.   Já os taxistas de Petrolina devem se dirigir à regional de Petrolina, que fica na avenida das Nações, s/n, Centro Agropecuário.

Para troca de veículo e taxímetro, o proprietário dever apresentar os seguintes documentos: ordem do Detran, ordem da prefeitura do município pertencente, original ou cópia do CRLV (cadastro de renovação do veículo feito pelo Detran), se o veículo for novo apresentar a cópia da nota fiscal, se for usado apresentar cópia do recibo particular e uma cópia do recibo do veículo que está saindo da praça na categoria "aluguel".  Se for mudar o taxímetro, entregar a nota fiscal.

Caso o taxista queira trocar só o taxímetro, deve apresentar os seguintes documentos: ordem da prefeitura, nota fiscal do taxímetro novo, se for usado entregar o recibo de compra e venda. Além disso, o proprietário deve apresentar o aparelho novo ao Posto de Taxímetro para conferência dos dados.

“O comparecimento dos taxistas deverá seguir a ordem de acordo com o cronograma estabelecido pelo órgão, ou seja, os que têm a terminação ‘1’ devem se apresentar em janeiro do próximo ano, e assim por diante, até a terminação ‘0’, que encerra em outubro”, esclarece o presidente do Ipem, José Carlos Guerra.

Caso o proprietário do táxi não compareça na data estabelecida conforme a tabela do órgão, poderá ser autuado, devendo apresentar uma defesa ao Ipem no prazo de dez dias corridos a contar da data da autuação.  O possível autuado, dependendo da decisão do Jurídico, poderá ser advertido ou pagar multas que variam entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

CARGAS SÓLIDAS – No caso dos proprietários dos veículos que transportam cargas sólidas no estado – caminhões, a apresentação pode ser feita na unidade Suape, que fica na avenida Portuário, s/nº, Distrito Industrial, Ipojuca.

Os interessados podem obter mais informações através do telefone (81) 3184-4700, ou poderá ainda registrar dúvidas e/ou reclamações na Ouvidoria do órgão: 0800 081 1526.