Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parceria que deu Certo

NOTÍCIAS
  • 31/1/2011
  • 17h34min

Qualificação profissional. Essa foi a principal regra definida  pela parceria entre o Centro da Juventude (CJ) do Brejo da Madre de Deus e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), unidade de Santa Cruz do Capibaribe. Do dia  20 de setembro até o último dia 20 de dezembro, 69 jovens foram  beneficiados com os cursos de Corte e Costura Industrial, Risco e Corte e Modelagem.

Na segunda-feira (20) aconteceu a formatura de conclusão dos cursos, onde os jovens receberam seus certificados e ainda realizaram um desfile de moda com as peças produzidas em todo o período do curso. Prestigiados pelos familiares, os jovens ainda foram contemplados com sorteios de brindes e em seguida tiveram muita diversão com apresentações de HIP HOP e um DJ que animou a festa.

Graças a essa formação, aproximadamente 10 jovens já estão trabalhando devidamente registrado e o restante estão sendo cadastrados no banco de dados formado na cidade, para assim que surgir novas vagas nas empresas eles sejam encaminhados. Os currículos serão enviandos para o Programa Vida Nova, que também dispõe de um cadastro para viabilizar ofertas de trabalho aos jovens que fazem parte do programa.

A coordenadora do CJ do Brejo, Daniela Oliveira, destacou ser muito importante essa parceria pelo fato de elevar a formação dos jovens e assim inserí-los no mercado de trabalho. “ Ficamos bastante evidenciados junto ao Senai por realizarmos esse grande projeto”, completou Daniela.

O Curso

Com duração de 240 horas/aula, a qualificação profissional surgiu a partir de uma necessidade encontrada pelo CJ, para qualificar e encaminhar os jovens  ao mercado de trabalho. Por meio de uma pesquisa entre esses jovens, foi identificado quais cursos mais se adequava ao seus perfis e da região, surgindo a ideia de profissionalizá-los visando o polo de confecção do agreste pernambucano (Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe).

Buscando expandir os conhecimentos e viabilizar a inserção no mercado de trabalho, o centro procurou o SENAI e conseguiu firmar parceria para viabilizar os cursos técnicos de Corte e Costura Industrial, Risco e Corte e Modelagem. As aulas aconteceram de forma descentralizada no próprio CJ, onde o maquinário e toda estrutura foi instalada.

O CJ faz parte do Programa Vida Nova que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado (SEDSDH). Os Centros  da Juventude promovem  ações socioassistenciais e educativas e tem como objetivo fortalecer  os vínculos familiares e comunitários, bem como, qualificar os jovens profissionalmente.
 

-