
Os usuários atendidos pelo Centro de Acolhimento e Apoio (CAA) do Programa ATITUDE em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, vivenciaram uma manhã de reflexão nesta quinta-feira (24), com condução do facilitador José Lucas Fragoso.
Tendo a Praia de Piedade como cenário, a dinâmica propôs um instante de conexão com a natureza, iniciado por uma caminhada, seguido de leitura de poesias. Depois, os beneficiários escreveram os sentimentos despertados pela experiência em pequenos pedaços de papel, depositados em uma garrafa.

“O objetivo é estimular a integração, sob a perspectiva do cuidado e do autocuidado. Momentos lúdicos e de lazer, como este, têm impacto significativo na redução de riscos e danos àqueles que fazem uso abusivo de álcool e outras droga”, explicou Juliana Ávila Prado, supervisora do CAA em Jaboatão.
Gerido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD) da Secretaria de Assistência Social Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), o Programa ATITUDE oferta acolhimento, atenção e cuidado integral a pessoas e familiares de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

Estão no escopo do programa cuidados de higiene, alimentação, descanso e atendimento psicossocial. A atuação ocorre com equipes profissionais multidisciplinares, em três modalidades: Atitude Nos Territórios, Centro de Acolhimento e Apoio e Centro de Acolhimento Intensivo.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Thais Estevam