Loading...

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMBATE À FOME E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
DO ESTADO DE PERNAMBUCO

    NOTÍCIAS

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mulheres em situação de rua são tema de simpósio realizado pela SEASS

    Assistência Social
    • 22/3/2024
    • 13h58min

    Com a participação de aproximadamente cem profissionais, vindos das equipes municipais do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, do Serviço Especializado em Abordagem Social e da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), foi realizado, nesta sexta-feira (22/03), o simpósio “Mulheres em situação de rua: desigualdades de gênero e estratégias de sobrevivência”, no Recife.

    O evento, promovido pela Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), integrante da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), foi o primeiro a enfatizar a questão de gênero no recorte da população de rua. “É um momento histórico e uma vitória para as equipes que compõem o Governo do Estado, porque esse tema nunca tinha sido abordado com tamanha especificidade. Foi possível tratar a temática sob diferentes óticas, considerando que a mulher sofre diversos tipos de violência pelo simples fato de ser mulher, e que, apesar das conquistas, é preciso avançar muito mais no campo dos direitos, sobretudo para as mulheres em situação de rua”, analisa Camila Borba, gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da #SASGOVPE

    A redutora de danos e comunicadora social Cibeli Silva, integrante do Coletivo das Mulheres Negras de Pernambuco, foi uma das convidadas do simpósio e apresentou histórias de superação da vida nas ruas, em função do trabalho que faz ao acompanhar essa população. “Pudemos expor aquilo que a gente vivenciou e também foi um momento para aprender com a experiência das novas pessoas que conhecemos ali. Além disso, a partir do momento que os gestores públicos ouvem o que se passa com as pessoas que estão em situação de rua, é possível ter uma noção mais concreta dessa realidade”, explicou.

    Além de Cibeli, a programação contou com a presença de Roseane Moraes, coordenadora do Centro Estadual de Combate a Homofobia e conselheira do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a População LGBT; Tarcila Maia Lopes, defensora pública da União; e a participação virtual de Joana Bazílio, do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP Rua).

    “Sabemos que a situação é crítica, mas temos avançado no desenvolvimento das políticas públicas voltadas a essa população. O cofinanciamento estadual em Pernambuco nunca foi tão abrangente como o que vemos em 2024. Pela primeira vez na história, recursos estão sendo destinados especificamente aos Centros Pop e ao Serviço Especializado de Abordagem Social dos municípios. São equipes exclusivas que vão aos territórios prestar assistência e encaminhar as pessoas em situação de rua à rede de serviços públicos”, finaliza Camila Borba.