Loading...

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMBATE À FOME E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
DO ESTADO DE PERNAMBUCO

    NOTÍCIAS

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    4ª Conferência Estadual de Juventude retoma debates sobre políticas para o segmento

    Criança e Juventude
    • 26/10/2023
    • 08h37min

    Encontro elegeu 50 delegados e delegadas que representarão Pernambuco na Conferência Nacional, em Brasília, em dezembro

    Foi realizada nesta terça (24) e quarta-feira (25), no Recife, a 4ª Conferência Estadual de Juventude, evento de suma importância e que volta a figurar na agenda da gestão pernambucana após sete anos de pausa. Com o tema “Reconstruir Pernambuco, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, o encontro aconteceu no Recife, sob realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD).

    A programação foi aberta com apresentação da Banda Filarmônica 20 de Dezembro, do município de Feira Nova. Em seguida, houve o momento de boas-vindas, com mesa composta por Marcos Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude; Jessy Dayane, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude; Jane Santos, secretária executiva de Criança e Juventude; Pedro Ribeiro, superintendente estadual de Políticas para Juventude; Patrícia Caetano, secretária executiva de Promoção da Equidade Social; e Juliana Gouveia, secretária executiva de Políticas para Mulheres, junto a representantes de movimentos e organizações da sociedade civil.

    Lorena Bezerra avalia Conferência como “momento rico e cheio de trocas”

    A estudante de psicologia Lorena Bezerra, 19 anos, veio de Salgueiro, onde segue engajada em pautas ligadas, sobretudo, às demandas das mulheres e da população negra. “Faço parte da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, no Sertão Central. Sou ativista social desde muito pequena, então estar aqui, pela primeira vez em uma conferência estadual, é um momento muito rico, de muitas trocas. Construir política pública deve ser sempre assim, fazendo uso de nossos espaços e nossas vivências. Nada deve ser feito para nós sem nós”, disse.

    Titular da SDSCJPVD, Carolina Cabral prestigiou a abertura da programação. “Este é um momento de ouvir atentamente as vozes da juventude, que por tanto tempo estiveram silenciadas no importante papel de Controle Social. Todas as dificuldades enfrentadas para fazer acontecer uma conferência como esta, que não ocorria há sete anos, valeram a pena. Aliás, não consideramos sequer a possibilidade de não incentivar e apoiar sua realização. A reconstrução do Brasil precisa acontecer em vários níveis e não admite demoras”, reforçou.

    A agenda seguiu com a formação dos grupos de trabalho e discussões sobre cada um dos eixos temáticos que compuseram a teia de propostas da Conferência, influenciada pelo papel pioneiro do Estado. Pernambuco foi a primeira unidade federativa a criar o conselho estadual voltado ao tema, em 2008, antes da promulgação do Estatuto da Juventude, em 2013. Por este motivo, é referência nacional sobre políticas para a juventude. Além disso, possui o Comitê Intersetorial de Políticas para Juventude, também pioneiro no Brasil, que estava desativado, mas encontra-se em fase de reestruturação.

    No segundo e último dia de Conferência, a manhã e o início da tarde foram destinados à plenária final, para apresentação e aprovação das propostas surgidas nos grupos de trabalho. Entre os temas estiveram o incentivo e o fomento à prática de esportes; educação ambiental; transporte público acessível e de qualidade; direitos humanos e segurança pública.

    Maria Clara de Oliveira vai representar juventude
    de João Alfredo na Conferência Nacional

    Às 16h, os participantes elegeram os 50 delegados e delegadas que representarão Pernambuco na 4ª Conferência Nacional de Juventudes, em Brasília, entre 15 e 17 de dezembro de 2023. Uma delas foi a estudante Maria Clara Arruda de Oliveira, 16 anos, representante da cidade de João Alfredo, no Agreste Setentrional. “É um prazer saber que vou para Brasília representar a juventude pernambucana, principalmente nós, estudantes do Ensino Médio, além de todas as mulheres, meu povo, minha cultura. Estamos indo em busca de mudança”, contou a jovem

    “Vivemos, nestes dois dias, um momento histórico de retomada dessa relação que precisa ser estabelecida entre os governos Federal, Estadual, os movimentos sociais e as juventudes. Houve um debate muito bom de diversas pautas que estavam represadas” detalhou Jane Santos. “Saímos com uma delegação extremamente forte, plural e representativa das várias juventudes de Permambuco”, encerrou.

    📷 Vinícius Lins/SDSCJPVD