Loading...

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMBATE À FOME E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
DO ESTADO DE PERNAMBUCO

    NOTÍCIAS

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Combate à pobreza é tema de formação para equipes da Assistência Social

    Assistência Social
    • 02/4/2024
    • 13h41min

    Curso ministrado por professores do Insper trouxe diagnóstico sobre população em vulnerabilidade em Pernambuco

    Cerca de 60 profissionais das três secretarias executivas que formam Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) participaram, durante dois dias, do curso “Combate à pobreza: transferência de renda e inclusão produtiva”, ministrado por professores do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, de São Paulo.

    O intuito central da formação é estabelecer diretrizes para as políticas estaduais no âmbito da superação da pobreza, tendo as equipes técnicas estaduais a responsabilidade de, futuramente, multiplicar o conhecimento adquirido junto aos trabalhadores municipais da assistência social.

    Ricardo Paes de Barros foi um dos professores da formação

    “Começamos com um diagnóstico das vulnerabilidades de Pernambuco, passando por alguns indicadores de pobreza, como o índice Gini. Depois, discutimos a qualidade dos postos de trabalho disponíveis para os mais vulneráveis, mostrando algumas soluções que estão sendo aplicadas em outros países e estados brasileiros”, detalhou a professora Laura Muller Machado.

    “O número e a localização de pessoas vulneráveis em Pernambuco, considerando a Região Metropolitana do Recife e o interior, mostram que não há saída que não seja trabalhar para combater a pobreza em todas as regiões. Se você inclui socialmente uma pessoa, ela terá acesso ao trabalho e à renda, portanto, as chances de cair em situação de fome ou vulnerabilidade são mais baixas”, acrescentou a docente.

    Com duração total de oito horas, o curso contou, ainda, com exposições e análises dos professores Laura Almeida R. de Abreu e Ricardo Paes de Barros.

    “Os professores nos trouxeram um diagnóstico específico de Pernambuco, considerando a evolução tanto de quadros socioeconômicos quanto da pobreza em si. A ideia é que consigamos refletir sobre como estamos e o que podemos fazer para melhorar a situação das pessoas que vivem em vulnerabilidade em nosso Estado”, destacou a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco.

    A matriz pedagógica da formação envolveu temas como “Focalização e o Desenho de programas de transferência de renda”, “Disponibilidade e acesso a oportunidades de trabalho e inclusão produtiva no campo”, “Transferência de renda e complementaridade com inclusão produtiva” e “Acolhimento, diagnóstico da pobreza e plano individual para superação da pobreza”.

    Fotos: Vinícius Lins/SAS