
Evento aberto ao público ofereceu serviços de saúde, beleza e cidadania
A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco (SAS) realizou nesta quinta-feira (08) uma manhã especial de ações sociais no Centro da Juventude (CJ) de Santo Amaro, área central do Recife. Os serviços de beleza, cuidado pessoal, cidadania, direitos humanos e saúde foram ofertados de maneira gratuita e abertos ao público, mediante retirada de fichas, por ordem de chegada.
Os atendimentos tiveram como realizadores mais de dez instituições parceiras, entre públicas, privadas e não-governamentais. Os jovens integrantes do Centro também participaram do momento, tanto usufruindo quanto executando serviços dos quais já são profissionais.

É o caso de Cleberson Marinho, 27 anos, responsável pelos cortes de cabelo. “Aprimorei meu conhecimento na área depois de fazer um curso aqui no CJ. A procura hoje foi grande, não parei de atender desde que cheguei”, contou.
Outro suporte bastante procurado foi o de orientações e encaminhamentos para inserção no mercado de trabalho, em que estiveram o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a ONG Rede Cidadã. “Logo cedo atendemos um grupo grande de jovens. Todos receberam direcionamentos e já saíram daqui com seus cadastros feitos”, detalhou Alane Lira, assistente social da Rede Cidadã.
“Espaços como o Centro da Juventude promovem protagonismo para os jovens que dele participam. Isso acontece, por exemplo, através do exercício de oficinas de cunho social e profissionalizantes, como a ação de cidadania realizada hoje, com grande sucesso”, explicou Cleveson Barbosa, coordenador da Secretaria Executiva de Assistência Social da SAS.

“Momentos assim promovem, pelo menos, dois ganhos importantes: trazer ao jovem atendimentos fundamentais, como os de saúde bucal e vacinação, e desmistificar o trabalho feito pelo CJ, já que abrimos as portas para que a comunidade nos visite e conheça tudo o que realizamos com e para nossos meninos e meninas”, pontuou Andréa Alcântara, coordenadora geral do Centro da Juventude.
Apresentações musicais, de dança e teatro complementaram a programação.
CENTRO DA JUVENTUDE – Gerido pela SAS-PE, o espaço atua no âmbito da proteção social especial, desenvolvendo atividades socioeducativas e socioassistenciais. Atende o público dos 18 aos 29 anos de idade, oriundo do bairro de Santo Amaro e de comunidades próximas. Atualmente, cerca de 80 jovens integram o espaço.
Texto: Nathalia Pereira
Fotos: Vinícius Lins/SAS