CESANS coloca segurança alimentar e nutricional no centro da discussão

• 30/10/2023

Teve início nesta segunda-feira (30) a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), programação que segue, até 1º de novembro, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, no Recife. Ao longo de três dias, a agenda debaterá o tema “Fome, Vozes, Direitos e Democracia: diálogo necessário para efetivação da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.

O evento é uma realização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio da #SDSCJPVD e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. Na abertura, representantes de religiões de matrizes africana e indígena conduziram um momento de celebração a estes povos. Houve homenagens a Nathanael Valle e Reginaldo Xavier, ex-presidentes do CONSEA, e à Marta Almeida, ex-conselheira, por seus legados em prol da lutas sociais, sobretudo as políticas voltadas à segurança alimentar e de nutrição.

“Temos no público os delegados e as delegadas eleitos/as nas conferências municipais e microrregionais, que representam a sociedade civil e os governos estadual e municipal, além de instituições ligadas à luta por alimentação digna e saudável para todos”, detalhou Marília Torres, gerente estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Felipe Medeiros (com microfone) na mesa de abertura da 6ª CESANS

Na mesa inicial, o superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Felipe Medeiros, reforçou que o empenho para garantir a segurança alimentar à população pernambucana necessita de trabalho conjunto e contínuo. “Com diálogo e construção coletiva, esse será o primeiro de muitos momentos. Vamos nos encontrar na próxima Conferência para celebrar os avanços que construímos a partir daqui”, ressaltou.

O primeiro dia de atividades contou ainda com palestra-magna de Elisabetta Recine, professora da Universidade de Brasília e presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, sob coordenação de Zênia Tavares, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenadora do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

📷 Raissa Maria/SDSCJPVD