SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMBATE À FOME E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ações socioassistenciais nas áreas afetadas pelas chuvas em Pernambuco têm destaque em evento no Paraná

• 09/6/2022
    • 12h37min

Mais de 40 municípios já foram visitados pelas equipes estaduais, que estão orientando as prefeituras e a população

A importância da assistência social no atendimento às populações afetadas por emergências, calamidades e catástrofes foi um dos temas apresentados por Pernambuco durante o 22º Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Nesta quinta-feira (9), em um dos painéis do evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, detalhou o trabalho das equipes estaduais, que estão prestando apoio aos municípios nos abrigos temporários e no repasse de orientações à população sobre o acesso a serviços socioassistenciais.

“O trabalho tem sido incansável. Em visitas às áreas atingidas, nossas equipes estão orientando a população sobre como ter acesso aos benefícios que estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado e por alguns municípios e também apoiando as prefeituras com informações sobre como acessar recursos voltados a essa situação de emergência. Vivemos um momento de resistência e defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem sofrido desmontes no nível federal, e estamos mostrando, em Pernambuco, como a assistência social é tão importante em um cenário de tragédia como essa”, afirmou o secretário.

Ainda durante o painel, o gestor apresentou o Auxílio Pernambuco, iniciativa que pagará R$ 1,5 mil para 82 mil famílias afetadas pelas chuvas, totalizando R$ 125 milhões em recursos estaduais. Pernambuco também concederá pensão vitalícia para os dependentes de pessoas falecidas em decorrência das fortes precipitações. Os projetos de lei que tratam das duas medidas foram enviados em regime de urgência para a Assembleia Legislativa, aprovados pelos parlamentares e sancionados pelo governador.

Desde 28 de maio, as equipes estaduais de assistência social já percorreram mais de 40 municípios. Além disso, por determinação do governador Paulo Câmara, o secretário Edilazio Wanderley vem mantendo linha direta de comunicação com os prefeitos de municípios atingidos no sentido de agilizar o apoio do Governo de Pernambuco na resolução das demandas dessas localidades. Também nesse período, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude lançou a campanha Pernambuco Solidário, que já conta com 19 pontos de arrecadação em todo o Estado, conforme lista disponível em www.sdscj.pe.gov.br/pesolidario.

O encontro do Congemas segue até esta sexta-feira (10). Além do secretário, integram a comitiva do Governo de Pernambuco a gerente do SUAS no Estado, Paula Machado, a gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Viviane Santos, e a coordenadora de Vigilância Socioassistencial, Michelle Rodrigues.