Loading...

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMBATE À FOME E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
DO ESTADO DE PERNAMBUCO

    NOTÍCIAS

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    CESANS chega à sexta edição com homenagens e programação intensa

    Assistência Social
    • 27/10/2023
    • 15h33min

    Está chegando a hora! Pernambuco recebe a sexta edição da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, no Recife. Serão três dias de programação intensa debatendo o tema “Fome, Vozes, Direitos e Democracia: diálogo necessário para efetivação da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.

    Realizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PE), com apoio da #SDSCJPVD e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, o evento homenageia Nathanael Valle e Reginaldo Xavier, ex-presidentes do Conselho, e Marta Almeida, ex-conselheira, todos figuras igualmente importantes na luta e no reconhecimento do campo da soberania alimentar e nutricional como essencial às políticas públicas de assistência social.

    “O Brasil vive uma situação gravíssima no que se refere à segurança alimentar. Reunir esses profissionais, tanto da gestão pública quanto da sociedade civil, em um evento como a Cesans proporciona o espaço perfeito para ampliar a discussão a respeito dos desdobramentos que impactam diretamente as políticas públicas do segmento. Políticas que vão ser aperfeiçoadas, pois a gestão Raquel Lyra está focada nessa questão, tendo previsto um investimento de R$ 469,5 milhões, em 2024, para as iniciativas voltadas à transferência de renda, alívio imediato da fome e combate ao desperdício de alimentos”, pontua Carolina Cabral, secretária titular da SDSCJPVD. O repasse do Governo do Estado consta da Proposta de Lei Orçamentária (PLOA) enviada para apreciação da Assembleia Legislativa.

    No primeiro dia da Conferência, após a formação da mesa de abertura, acontece a palestra-magna sobre o tema do evento. A palestrante será Elisabetta Recine, professora da Universidade de Brasília e presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A palestra tem coordenação de Zênia Tavares, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenadora do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

    “Ficamos muito felizes em apoiar um evento como a Cesans, que nos permite colocar a importante questão da soberania alimentar no centro da discussão. Vamos participar para trocar e aprender, trazendo para nosso cotidiano ainda mais qualidade técnica e dedicação. Nossa equipe tem trabalhado com muito empenho nos projetos e ações voltados à população em insegurança alimentar, e poderá levar um pouco dessa experiência para a Cesans”, avalia Carlos Braga, secretário executivo de Assistência Social.

    Nos demais dias, os cerca de 200 participantes da Cesans vão se dividir entre rodas de conversa, grupos de trabalho, elaboração de carta política, aprovação de propostas e eleição dos 64 delegados e delegadas que vão representar Pernambuco na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, marcada para dezembro próximo, em Brasília.