Com cofinanciamento do Governo do Estado, São Vicente Férrer inaugura primeira Cozinha Comunitária

• 31/10/2023

São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional, abriu as portas, nesta segunda-feira (30), da Cozinha Comunitária Helena Alves de Andrade (“Dona Helena Merendeira), a primeira do município e a vigésima inaugurada, em 2023, com cofinanciamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas.

A cerimônia de inauguração contou com a participação da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito de São Vicente Férrer, Marcone Santos. A secretária Carolina Cabral, da SDSCJPVD, foi representada pelo secretário executivo de Assistência Social do Estado, Carlos Braga.

No compromisso firmado pela governadora Raquel Lyra de fortalecer a rede de cozinhas comunitárias em Pernambuco, a unidade vicentina vem se juntar às de Catende, Manari, Santa Cruz da Baixa Verde, Mirandiba, Solidão, Tuparetama, Amaraji, Camutanga, Ferreiros, Salgadinho, Sanharó, Saloá, Quipapá, Chã Grande, Carnaíba, Cabo de Santo Agostinho, Lagoa do Ouro, João Alfredo e Brejão. Cada uma delas tem capacidade para servir 200 refeições diárias.

Governadora Raquel Lyra destaca parceria entre Governo e prefeituras

A chefe do Executivo estadual ressaltou que a entrega é resultado de articulação com os prefeitos pernambucanos. “Para chegarmos na vida de cada pernambucano, precisamos trabalhar em conjunto com os prefeitos e nós estamos fazendo isso”, pontuou a governadora Raquel Lyra.

Para cofinanciar a abertura e a manutenção de 101 novas cozinhas, o Governo de Pernambuco triplicou a pactuação de verba (R$ 29,2 milhões) para os municípios em 2023, comparado ao executado no ano de 2022 (R$ 10,9 milhões). As cozinhas comunitárias, cofinanciadas pelo governo do estado e administradas pelas prefeituras municipais, são destinadas à preparação e distribuição gratuita de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O objetivo do Governo do Estado é levar equipamentos como este, que contribuem para a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável, ao maior número possível de municípios pernambucanos. E assim vamos continuar fazendo. Quero parabenizar São Vicente Férrer pela sensibilidade e carinho colocados em sua Cozinha Comunitária”, diz Carlos Braga, secretário executivo de Assistência Social.

Dona Helena Merendeira, vicentina que dedicou 28 anos de carreira à alimentação de estudantes, batiza primeira Cozinha Comunitária de São Vicente Férrer

Somadas às 101 unidades pactuadas em 2023, Pernambuco contará com 156 cozinhas em 154 municípios, uma vez que Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, possuem duas unidades cada. Em funcionamento no estado, atualmente , existem 75 Cozinhas Comunitárias.

“É uma grande alegria ver que a rede de cozinhas comunitárias em Pernambuco está se expandindo em ritmo acelerado. Que bom poder ajudar a concretizar esta merecida homenagem a Dona Helena Merendeira que, com sua profissão, fez chegar alimento à mesa daqueles que mais precisam. Desde o início, esse tem sido o compromisso assumido pela gestão de Raquel Lyra”, afirma Carolina Cabral, secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas.

Mãe de nove filhos, Helena Alves de Andrade dedicou 28 anos de sua vida à profissão pela qual se tornou mais conhecida entre a população de São Vicente Férrer: “Dona Helena Merendeira”. Como servidora estadual concursada, trabalhou na antiga Escola Coronel João Francisco (CERu), que atualmente é a Escola de Referência Coronel João Francisco (EREM). Acolhedora e atenciosa, Dona Helena Merendeira, falecida aos 79 anos, em 14/01/2019, recebeu da sua cidade natal uma homenagem pela dedicação que sempre demonstrou por seu ofício.

Participaram da agenda, ainda, os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), além de familiares de Dona Helena Merendeira, parlamentares e prefeitos de vários municípios.

📷 Vinícius Lins/SDSCJPVD