
Insegurança alimentar, crescimento populacional e consumo de alimentos industrializados foram pontos levantados nesta etapa da qualificação, que segue até novembro
Em nova palestra, o I Ciclo de Formação Continuada da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas jogou luz, ontem (11), sobre o tema “Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas e Políticas Públicas”. As exposições foram feitas por Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome, e Maríllia Torres, superintendente de Combate à Fome.
O cenário de insegurança alimentar em Pernambuco, no Brasil e no mundo; o crescimento populacional e aumento do consumo de alimentos industrializados foram alguns dos principais pontos levantados ao longo da formação.

“Temos 6.49% da população pernambucana vivendo em insegurança alimentar grave. Esse quadro atinge, sobretudo, a população negra, famílias chefiadas por mulheres e comunidades rurais. Pensar, articular e executar soluções para essa realidade é o papel principal da SAS, com o suporte do Governo do Estado, que age em todas as demais áreas ligadas à questão”, pontuou Felipe Medeiros.

“O conteúdo apresentado trouxe um despertar de consciência em cada um de nós sobre a importância da luta pela segurança alimentar. Luta essa que vem sendo reforçada por ações como o Programa Mães de Pernambuco”, observou Jacira Machado, supervisora de nutrição das casas de acolhimento na Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SAS e participante do evento.

APERFEIÇOAMENTO – O I Ciclo de Formação Continuada da SAS seguirá até novembro, com objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos e fortalecer as competências dos profissionais da pasta sobre a assistência social, o combate à fome e as políticas sobre drogas.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinícius Lins