Encontro do Congemas se encerra em Olinda com defesa veemente do SUAS

• 27/10/2023

Foi concluída nesta quinta-feira (26) a programação do 23⁰ Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social que reuniu, ao longo de três dias, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, mais de dois mil participantes. A cerimônia de encerramento foi aberta por Elias Sousa de Oliveira, presidente do Congemas e secretário municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu (PR).

Também compondo a mesa, a assistente social e ex- ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, destacou a importância do Brasil diante dos países com os quais possui semelhanças sociopolíticas, sobretudo os da América Latina. Sua fala pôs luz sobre a dimensão do trabalho da assistência social, que deve ultrapassar, em alinhamento com estados e municípios, o atendimento básico à população e mergulhar no entendimento dos complexos fenômenos do país.

Secretária Carolina Cabral com o ministro Wellington Dias

O ministro Wellington Dias destacou o compromisso do Governo Federal com o retorno de programas que impactam diretamente na garantia da dignidade da população e que tratam, além da segurança alimentar, de questões como saúde, educação e habitação. “Erradicar a fome é uma decisão ética e política. É esta a defesa feita pelo presidente Lula, que afirma: ninguém mexe no SUAS”, ressaltou.

A governadora Raquel Lyra prestigiou a cerimônia junto à secretária Carolina Cabral, da #SDSCJPVD, e ao secretário executivo de Assistência Social, Carlos Braga. “O trabalho de construção do tecido social para fazer as políticas públicas chegarem na vida de todos é muito desafiador. E quem está aqui é porque acredita que esse trabalho de assistência social garante esperança na vida de muita gente. E na política de combate à fome, nós garantimos o investimento para mais 101 cozinhas comunitárias serem entregues em Pernambuco nos próximos meses”, pontuou a governadora.

📷 Vinícius Lins/SDSCJPVD