SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMBATE À FOME E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Pernambuco abre inscrições para Programa de Formação em Prevenção Social à Violência

• 20/10/2023
    • 17h13min

Capacitação executada pela SDSCJPVD objetiva auxiliar municípios e/ou distrito no desenvolvimento de estratégias a serem fomentadas pelo Estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e de sua Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência (SEAPREV), anuncia que estão abertas as inscrições para o Programa de Formação em Prevenção Social à Violência, voltado a municípios e/ou distrito estaduais. O edital está disponível e as inscrições acontecem online, através deste link, e devem ser feitas pelo secretário responsável pela elaboração de planos e estratégias relacionados à prevenção da violência em seus territórios. O prazo vai até as 23h59 do dia 9 de novembro.

Desenvolvida em parceria com as secretarias de Defesa Social e da Mulher, a formação tem como objetivo possibilitar aos municípios e distritos orientações aprofundadas sobre segurança cidadã, multicausalidades da violência, urbanismo social e demais áreas relacionadas, além de ofertar assessoramento técnico para o desenvolvimento de planos e estratégias de prevenção social em suas regiões, a serem posteriormente fomentados pela gestão estadual.

A ação está alinhada à Política Estadual de Prevenção Social ao Crime e à Violência, que visa fortalecer as capacidades dos territórios municipais na compreensão dos multifatores ligados a cenários de crime e violência. A formação terá participação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Serão selecionados 15 municípios, com três vagas disponibilizadas para cada um deles, totalizando 45 participantes. Durante as aulas, serão dispostas ferramentas para o desenvolvimento de competências e habilidades em temas como Política de Prevenção Social ao Crime e à Violência; convivência e segurança cidadã; multicausalidade da violência; urbanismo social; agenda para o desenvolvimento sustentável; políticas municipais de prevenção social e assessoramento técnico para elaboração de estratégias. Veja, a seguir, o detalhamento do conteúdo das aulas:

TemáticaConteúdoOrganismo
    responsável
    Política estadual de
    Prevenção à Violência
    – Visão sistêmica da prevenção social ao crime e à violência
    – Estratégias de prevenção e desenvolvimento social
    – Observatório Pernambucano de Prevenção Social ao Crime e à Violência
    Sec. Executiva de Articulação e
    Prevenção Social ao Crime
    e à Violência (SEAPREV/SDSCJPVD)
    Convivência e
    Segurança cidadã
    – Governabilidade democrática e Desenvolvimento humano
    – Participação cidadã
    – Redução de fatores de risco
    Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
    Segurança Púbica e
    Policiamento Comunitário
    – Modelo de segurança pública
    – Conceito de filosofia de Polícia Comunitária
    – Estratégias de integração para a resolução dos problemas locais
    Secretaria de Defesa Social (SDS)
    Cidades na prevenção
    à violência
    – Urbanismo social
    – Espaços urbanos seguros
    – Metodologias participativas de desenhos de espaços públicos
    Programa das Nações Unidas par os Assentamentos Humanos (ONU Habitat)
    Multicausalidade
    da violência
    – Teorias da prevenção: (multi) causalidades e equacionamento de fatores de risco e de proteção
    – Marcadores sociais, interseccionalidades aplicadas aos riscos de crime e violência
    – Situações práticas de crime e violência em Pernambuco
    Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)
    Prevenção a
    violência de gênero
    – Diferenciando violência de gênero, violência contra a mulher e violência doméstica e familiar
    – Lei Maria da Penha: histórico, perfil, tipos de violência, ciclo da violência doméstica e familiar, caráter preventivo e educativo e outros
    – Como construir um plano de segurança inclusivo para as mulheres?
    Secretaria da Mulher

“Com o programa, o Governo de Pernambuco assume seu papel no fortalecimento dos municípios, levando aos gestores um conjunto de metodologias inovadoras de prevenção social. O intuito é compartilhar com os profissionais que atuam diretamente nos territórios quais instrumentos e tecnologias estão disponíveis para apoiá-los na construção de suas políticas públicas e, também, apresentar as bases conceituais e legais mais relevantes para as estratégias de redução da violência”, destaca a secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Mariana Rodrigues.

O resultado da seleção será divulgado até 21 de novembro de 2023, no site e perfis oficiais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas nas redes sociais. Os selecionados serão informados por e-mail e deverão confirmar sua participação até 24 de novembro. Caso não seja feita a confirmação, o município ou distrito terá sua vaga automaticamente remanejada para as candidaturas presentes na lista de espera.