Mês do Orgulho LGBTQIA+ terá oficinas e intervenções culturais em todas as regiões de Pernambuco

• 12/6/2022

Articulada pelo Governo do Estado e pelo Fórum de Gestores de Política LGBT, programação busca dar visibilidade ao tema

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco e o Fórum Estadual de Gestores de Política LGBT (FOGLGBT/PE) estão promovendo uma programação alusiva ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. Até o fim de junho, oficinas, rodas de conversa e intervenções culturais vão ocorrer em todas as regiões do Estado, com a participação de diversas instituições parceiras. A lista completa de ações está disponível abaixo.

“Articulamos essa programação, a partir das ações realizadas pelos gestores municipais da política LGBTQIA+, com o propósito de dar visibilidade a essa temática, abrangendo saúde, cultura e cidadania neste Mês do Orgulho, mas buscando que essas políticas sejam sempre uma realidade”, explica a secretária executiva de Segmentos Sociais de Pernambuco, Ana Paula da Silva.

Nesta terça (14), às 14h, a abertura da programação ocorre com o acompanhamento da votação da Lei de Combate à LGBTfobia e que cria o Dia do Orgulho LGBTQIA+ na Câmara Municipal de Pesqueira, no Agreste. Em seguida, às 16h, haverá a inauguração do Ambulatório LGBTQIA+ Dani Almeida, instalado na UPAE de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Já para o próximo sábado (18), está previsto um encontro preparatório sobre os Jogos do Orgulho 2022, evento previsto para julho, com realização da Prefeitura do Recife em parceria com o Governo do Estado, o Grupo Metrópole e o Consulado-Geral da França no Recife.

A programação segue no dia 21, com a cerimônia de iluminação do prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco com as cores da bandeira da diversidade. Já no dia 22, vão ocorrer as oficinas “Diversidade, Acessibilidade e Cultura” (15h, Paço do Frevo, Recife) e “Diversidade LGBTQIA+, Avanços Sociais e Garantia de Direito” (18h, Auditório do Creas Itacuruba, no Sertão). No dia 27, a oficina “Diversidade LGBTQIA+ e Igualdade Racial” chega à Secretaria de Assistência Social de Jucati, no Agreste.

Em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a programação concentrará ainda mais ações, começando às 8h, com panfletagem no centro de Santa Cruz do Capibaribe, seguindo às 14h, com o lançamento da cartilha “Direitos da População LGBTQIA+ em Pernambuco”, e encerrando às 19h, em Caruaru, no Agreste, com uma intervenção cultural no Polo das Quadrilhas Juninas. Já no dia 29, às 9h, será realizada a oficina “Juventudes, Diversidade LGBTQIA+ e Igualdade Racial” na Escola Pintor Lauro Villares, no Recife, e no dia 30, às 10h, a roda de diálogo “Todas as cores têm algo a dizer” em São Lourenço da Mata.

O coordenador estadual de Políticas para a População LGBTQIA+, Ton Araújo, ressalta a importância de a população em geral se apropriar das temáticas discutidas durante a programação do Mês do Orgulho. “Gestores de diversos municípios apresentaram essas ações e nós, enquanto Estado de Pernambuco, buscamos articular e dar uma unidade a essas atividades, mostrando a força e a necessidade dessas discussões e do fortalecimento de políticas voltadas ao público LGBTQIA+”, afirma.

Confira a programação:

14/06 (terça-feira)

14h: Votação da Lei de Combate à LGBTfobia e de criação do Dia do Orgulho LGBTQIA+

Câmara Municipal de Pesqueira

18/06 (sábado)

13h: Encontro preparatório para os Jogos do Orgulho 2022

Recife

21/06 (terça-feira)

18h: Iluminação do prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco com as cores da bandeira da diversidade

Recife

22/06 (quarta-feira)

15h: Oficina “Diversidade, Acessibilidade e Cultura”