SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMBATE À FOME E POLÍTICAS SOBRE DROGAS
DO ESTADO DE PERNAMBUCO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na Amupe, secretária de Desenvolvimento Social destaca atuação de Pernambuco para reconstrução do SUAS

• 30/8/2023
    • 08h10min

A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral, participou de um diálogo sobre a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) durante o segundo dia do 6⁰ Congresso Pernambucano de Municípios da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Olinda. A gestora estadual destacou as ações que vêm sendo realizadas pelo governo Raquel Lyra para o fortalecimento do SUAS.

“O Governo de Pernambuco tem atuado em frentes diversas para a reconstrução do SUAS. Nossas ações passam pela articulação com o governo federal e as prefeituras. Tenho ido a Brasília constantemente para mostrar o nosso interesse em ser parceiro dessa reconstrução. Mas não ficamos apenas no diálogo. Quitamos o passivo deixado pela gestão passada e fizemos uma pactuação financeira no valor de R$ 56,2 milhões para este ano, o que representa um aumento de 111% em relação ao valor pago no exercício anterior”, afirmou Carolina Cabral.

De acordo com a secretária estadual, a gestão Raquel Lyra tem intensificado a presença em todas as regiões para que a reconstrução do SUAS em Pernambuco ocorra de maneira plena. “Estamos combatendo o desmonte da Assistência Social com apoio maciço a quem opera os serviços socioassistenciais na ponta. Este ano, realizamos, por exemplo, cerca de 400 ações de qualificação, orientação e apoio técnico a equipes municipais de Assistência Social de municípios de todo o Estado e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Com a Caravana SUAS, promovemos nove encontros regionalizados. É apoio do litoral ao Sertão”, declarou.

Na parte de cofinanciamento, destaque para a pactuação de R$ 29,2 milhões para a instalação e manutenção de Cozinhas Comunitárias. “Esse é um valor três vezes maior do que o que foi pactuado em 2022”, aponta Carolina Cabral.

📷 Marlon Diego/SDSCJPVD