
Encontro marca a definição de novas estratégias de combate à fome no município
A primeira reunião ordinária da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de (CAISAN) de Olinda foi realizada nesta quinta-feira (03). O encontro contou com a presença de representantes do poder executivo municipal, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), além do secretário executivo de Combate à Fome (SECOF) e vice-presidente da CAISAN-PE, Felipe Medeiros, e da superintendente do setor e secretária executiva da CAISAN, Maríllia Torres. O objetivo foi discutir e desenvolver políticas de segurança alimentar e nutricional para o município.
Durante a reunião, foram abordados temas como a necessidade de articulação entre os diferentes setores que compõem a segurança alimentar e a implementação de estratégias para enfrentar os desafios locais. Os participantes destacaram a relevância de um espaço de diálogo e deliberação que permita a construção de um plano efetivo e inclusivo para a segurança alimentar e nutricional em Olinda.

“É um importante espaço, que está sendo constituído a partir de agora, para estar deliberando e avançando com a política de segurança alimentar e nutricional aqui nesse território”, detalhou Marília Torres. A superintendente e secretária executiva da CAISAN ressaltou a importância do engajamento para que as ações sejam efetivas e alcancem as populações mais vulneráveis.
“Hoje foi a primeira reunião da CAISAN de Olinda. Foi um momento para a gente parar e pensar, enquanto administração pública, na segurança alimentar e nutricional do município. O município aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e precisamos caminhar para construir o plano de segurança alimentar”, comentou Carla Graciano, assistente social e assessora técnica de Olinda.

A CAISAN é um importante instrumento para o combate à fome em Pernambuco. É a partir da articulação dela com os municípios que ações para a promoção da segurança alimentar e nutricional são ampliadas e potencializadas, fortalecendo a rede de apoio à população que mais precisa.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Vinícius Lins