
Adesão permite acesso a apoio técnico e financeiro para iniciativas de combate à fome
Pernambuco alcançou, através de uma parceria firmada entre a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/PE) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN PE), a marca de 25 municípios aderidos ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
O SISAN é um modelo de gestão que integra as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal, dos estados e dos municípios. Por meio de uma estrutura articulada e descentralizada, o poder público pode coordenar suas ações de combate à fome e garantir o direito à segurança alimentar e nutricional.
A adesão ao SISAN permite que os municípios busquem apoio técnico e financeiro para essas iniciativas, sendo uma condição essencial, por exemplo, para o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
“Esse aumento representa um avanço significativo no nível de maturidade que Pernambuco tem alcançado na gestão das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, com a reestruturação da CAISAN, fortalecimento do CONSEA e um diálogo constante com a União e os municípios”, ressalta Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome da SAS. “Universalizar o SISAN é garantir que todos os entes federativos estejam empenhados em esforços conjuntos para combater a fome”, complementa.
Os 25 municípios aderidos são: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Betânia, Carnaubeira da Penha, Itapetim, Jaboatão dos Guararapes, Jatobá, Lagoa Grande, Olinda, Orocó, Passira, Petrolina, Quipapá, Recife, Sanharó, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Timbaúba e Trindade.
Gestores e técnicos de municípios interessados em aderir ao SISAN podem entrar em contato com a Secretaria Executiva de Combate à Fome pelo telefone (81) 3183.0745 ou pelo e-mail secof@sas.pe.gov.br.
Texto: Nathalia Pereira
Foto: Vinícius Lins