O evento reuniu especialistas e representantes para discutir melhorias na área
Na luta pelo aprimoramento das políticas de segurança alimentar no Brasil, a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, representada pelo secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, participou da Oficina Sisan 2024, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro.
Durante o evento, Felipe Medeiros destacou a importância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “O Sisan é essencial para articular e integrar as políticas públicas nessa área, promovendo a participação social e garantindo que as vozes da comunidade sejam ouvidas”, reforça.

Os representantes dos estados, municípios e sociedade civil se reuniram para celebrar os 18 anos do Sisan e da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), discutindo tanto os avanços quanto os desafios na promoção da segurança alimentar no país. O evento também abordou questões cruciais como a Política de Financiamento do Sisan e a criação de uma Norma Básica, além da construção de uma instância de pactuação tripartite, que abrange os níveis federal, estadual e municipal.

A oficina contou com a colaboração da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS), que trabalharam juntos na construção de uma instância tripartite de pactuação, visando fortalecer ainda mais o sistema de segurança alimentar no Brasil.
Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo em garantir que todos tenham acesso a uma alimentação adequada e saudável, um passo fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: André Oliveira/MDS e Augusto Rafael/Governo da Bahia