
Desmistificar e democratizar a arte de falar em público foi o mote de mais uma aula do I Ciclo de Formação Continuada da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), nesta quarta-feira (23), sob o tema “Oratória, Retórica e Estratégias de Comunicação”.
As instruções aconteceram na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), que fica na área central do Recife, com condução de Robson do Monte, mentor, palestrante e consultor em oratória.

“Abordamos bastante o medo de falar em público, propondo avanços para que as alunas e os alunos possam entender bem como superar esse sentimento, utilizando a oratória para se comunicar bem. Além disso, para aprenderem a como manter as linguagens verbal e não-verbal em perfeita coerência”, explicou o palestrante.
A gerente de Proteção Social Especial de Alta complexidade da SAS, Juliana Fialho, integrou a turma: “o curso nos permite aprender a transmitir, de forma clara e objetiva, os conhecimentos sobre nossas áreas de atuação. Sobretudo nos atendimentos que prestamos aos municípios”, disse.

AGENDA DE FORMAÇÃO – O I Ciclo de Formação Continuada seguirá até novembro, trazendo novas temáticas para aprimorar ainda mais os serviços da SAS. Entre os temas já abordados estão “Segurança Alimentar no SUAS e a Interface com as Proteções Sociais”; “Direitos, Deveres e Participação dos Usuários dos Serviços Públicos”, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e a relação do SUAS com o Sistema de Justiça, este último em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinicius Lins