Curso oferece capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco em doces, salgados e gestão de negócios
Nesta segunda-feira (25), teve início a última turma do curso de qualificação promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), em parceria com a Solar Coca-Cola, no município de Belo Jardim, no Agreste do estado. A iniciativa visa oferecer capacitação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco em doces, salgados e gestão de negócios.
Durante o curso, os participantes têm acesso a conteúdos como cidadania, empreendedorismo, boas práticas de manipulação de alimentos e marketing digital, além das aulas práticas. A proposta é não apenas qualificar os alunos para o mercado de trabalho, mas também prepará-los para se tornarem empreendedores em suas comunidades.
“A qualificação vai além de ensinar uma profissão. Ela dá ferramentas para que as pessoas possam melhorar suas condições de vida e de trabalho, promovendo cidadania. Estamos muito felizes com os resultados alcançados por essa parceria e com a oportunidade de concluir esse ciclo em Belo Jardim”, comentou Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome.
Com a turma de hoje, a parceria entre o Governo de Pernambuco, a SAS e a Solar Coca-Cola atinge a marca de cerca de 150 pessoas qualificadas, que passaram pelos cursos em municípios como Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Bezerros, Vicência e, agora, em Belo Jardim.
A aula desta segunda-feira, ministrada pela Associação Karis, parceira do projeto, teve como tema “Cidadania e Empreendedorismo”. O conteúdo programático segue até o dia 02 de dezembro, com cinco módulos que somam 26 horas de carga horária.
“É um prazer enorme ver o impacto positivo desse projeto na vida dos alunos. O trabalho desenvolvido ao longo dessa parceria foi incrível, e agora, ao encerrar essa etapa, sentimos a satisfação de saber que contribuímos para a construção de um futuro mais próspero para tantas pessoas”, reforçou Aiala Souza, professora da Karis.
O projeto tem perspectiva de expansão para 2025, impactando ainda mais pessoas e, principalmente, fortalecendo a atuação do Governo de Pernambuco no combate à fome e na garantia de oportunidades para os mais vulneráveis.
Texto: Mariane Monteiro
Foto: Vinicius Lins